terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como planear o menu semanal!

O dia só tem 24 horas, para todos nós, como é que existem pessoas que parece que fazem o tempo esticar?! É a pergunta que nos ocorre com frequência, quando sentimos que ainda não conseguimos fazer o que tínhamos previsto.
Existem sempre coisas para fazer, que esteja em casa durante o dia ou depois do regresso do trabalho. Por isso, temos que facilitar a rotina e aliviar o stress causado pelas "pequenas coisas". Para criar um menu semanal, vai precisar apenas de cumprir alguns passos que lhe permitem facilitar tarefas na quando prepara as refeições da sua família:

1. Simplicidade
Claro que gostamos sempre de experimentar receitas novas, ou fazer uma refeição mais elaborada. Mas pensando bem, a maioria das vezes, é melhor e mais rápido simplificar. Usar as receitas que melhor sabe fazer e que tem certeza que todos gostam.
Faça uma lista dos pratos preferidos, e de certeza que encontrará sete refeições. Depois, faça variações entre eles. Como por exemplo, o strogonoff pode ser acompanhado por arroz ou puré. Outra forma de simplificar e optimizar o seu tempo, é fazer apenas uma refeição por dia, mesmo que não trabalhe fora e que fique em casa durante o dia. Assim só tem que cozinhar apenas uma vez. Faça o jantar a dobrar, e assim o almoço do dia seguinte está feito.
Principalmente, se tiver o hábito de levar o almoço para o trabalho.

2. Inventário
Onde guarda os seus alimentos? Normalmente temos 3 "armazéns" caseiros, o frigorífico, o congelador e a despensa. Portanto, mãos à obra e faça um inventário por cada "armazém". Assim pode consultar o que tem e o que precisa de comprar para fazer as refeições dos seu menu semanal. Ou seja, uma vez por semana faz as compras e já perde muito menos tempo decidindo o que comprar para cozinhar!

3. Optimizar
Se no domingo tem mais tempo para cozinhar, pode antecipar o seu menu semanal e congelar as doses. Assim, basta que durante a semana deixe a descongelar de manhã o jantar desse dia. E quando chega a casa é só aquecer e já está!

4. Diversifique
Claro que o jantar de sexta-feira pode ser a "Noite da Pizza", mas será que depois não vai enjoar! Se durante a semana faz bastante esparguete, varie o molho (carbonara, tomate, branco, bolonhesa).

5. Divirta-se
Se gosta de cozinhar, sabe bem como é delicioso experimentar uma receita nova. Então, avance! Não é porque está no menu semanal, que não o pode alterar como entender. Basta que tenha tempo para isso, e assim aumenta o seu repertório culinário.

Tem dicas para o menu semanal? Então partilhe-as connosco.


Sem comentários:

Enviar um comentário